MOTUMBÁ AXÉ
A Exposição/Livro "Objeto/Oriki: corpus e habitus = arte ORIKI PARA VER, OUVIR, SENTIR . . .
“O universo cultural artístico, mítico/religioso africano e afro-brasileiro faz parte das minhas pesquisas a mais de vinte anos. Escolhi a religião Nagô de culto aos orixás como meu campo de pesquisa, colhi ao longo dos anos diversos conhecimentos com valores imensuráveis, identificado como patrimônio cultural; ora imaterial (universo da oralidade) no outro material (universo de objetos impregnados de ancestralidade e memória)”. ASM
A Exposição/Livro "Objeto/Oriki: corpus e habitus = arte reúne imagens/sínteses, textos, e formas que traduzem texturas, cores; histórias agregadas que aproximam os sentimentos ancestrais nesta permanente “re-atualização” do mundo.
Nessa visão totalizadora de vida/morte e de natureza/homem, cada palavra ganha uma dimensão liberta do papel, da folha, do livro, do objeto.
Ao falar o oriki, o som e tudo que nele habita, recupera-se a memória remota que se une as memórias recentes, atualizando o sentimento humano para o sagrado.
O oriki fala de um texto geral, seja em que língua for, pois, os textos estão em todos os lugares, no mercado, na rua. Onde o orum move o ayê e se revela no nosso cotidiano.
Artista plástico: Antônio Sérgio Moreira, Belo Horizonte.
Curadoria: Raul Lody
Obras: Dezoito trabalhos em técnica mista sobre tecido.
Exposição: Abertura 09 de abril
Período: 08 à 30 de abril de 2010.
Local: Centro Cultural da UFMG
AGUARDAMOS VOCÊS!
AXÉ.
BABÁ MEJEUÍ ERISVALDO D"OGUM
ÉKÉJÍ FLÁVIA D'OXAGUIAN
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
EKÈJÍ LUCIANA D'OXUM